fbpx Skip to content

5 dicas para um trânsito mais seguro

Todos os anos, no mês de setembro, é previsto no Código de Trânsito Brasileiro a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano de 2021 o tema definido é  “NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”. A ideia da campanha, é realizar eventos e ações que marquem a Semana Nacional de Trânsito 2021, com temática, a fim de propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

Democratizar o acesso à sociedade todos os avanços trazidos pela era digital no âmbito do DENATRAN e seus parceiros.

Pensando nesse tema, e na quantidade de problemas que enfrentamos no trânsito em nossa cidade, separamos alguns pontos para você fazer uma autoavaliação.

01 – Cuide da Manutenção de Seu Veículo

Fazer a manutenção do seu carro é uma boa contribuição para evitar colisões e panes mecânicas. Além disso, carro quebrados podem ser um grande transtorno para o trânsito. Verifique periodicamente itens como o sistema de frenagem, itens da suspensão e direção, e o sistema elétrico de seu veículo.

02 – Respeite a sinalização

Os sinais deixados em uma via podem servir de proteção para motoristas, ciclistas e pedestres. É importante respeitar essa sinalização. Certamente você já deve ter visto pessoas que não conseguem atravessar a rua na faixa de pedestres em virtude de os motoristas desrespeitarem essa sinalização. Também já deve ter observado pedestres realizando a travessia da via em lugares impróprios, mesmo havendo uma faixa de pedestres ou passarela relativamente perto deles. Respeitar as sinalizações vai além disso. Excesso de velocidade, Estacionamento em local proibido, parar o carro com o pisca-alerta ligado em lugares onde a sinalização indica que é permitido parar ou estacionar, ultrapassagens em locais proibidos, são algumas das infrações cometidas por desrespeito a sinalização de trânsito.

03 – Não usar o celular ao volante

Andar com o celular em mãos enquanto dirige um veículo é tão perigoso quanto andar embriagado. Deixe-o em um lugar em que não se sentirá tentado a ficar “dando uma olhadinha”. Lembre-se que isso é uma infração gravíssima que pode render uma multa e alguns pontos na sua carteira de habilitação. Pior que isso é saber que um acidente, até mesmo fatal, pode ocorrer por conta do uso do celular. Não permita que a autoconfiança excessiva tire a vida de outros ou a sua.

04 – Indique a direção

Para mudar de direção, devemos fazer uso das setas de sinalização. Qualquer mudança de direção ou de faixa, deve ser sinalizada com antecedência. Parece simples, mas quantas vezes as pessoas parecem não se lembrar disso. Torne o trânsito mais seguro por sinalizar corretamente a mudança de direção.

05 – Fique a uma distância segura

Evite andar colado no veículo da frente. Respeite aquela regrinha básica dos dois segundos. Lembra-se dela? Marque um ponto de referência como um poste, por exemplo. Quando o veículo a frente passar por ele, comece a contar mentalmente: “Um milhão e um, um milhão e dois”. O tempo para dizer essas palavras, mesmo mentalmente é de aproximadamente dois segundos. Se você passar pelo ponto de referência dentro dessa contagem, seu veículo está muito próximo do veículo a frente. Em caso de uma frenagem brusca, a chance de acidente é muito grande. Se tiver contado, e ainda não passou pelo ponto de referência, você está a uma distância segura do veículo a frente.

Faça sua parte

Todos nós temos nossa participação em tornar um trânsito mais seguro. Fique atento a todas essas dicas. Lembra-se de outra dica importante para um trânsito mais seguro? Escreva nos comentários.

Orçamento Online em Uberaba/MG

Faça agora seu orçamento

Comentários

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.