1. Acorde no horário, tome seu café da manhã certinho, pois sair sem comer combinado com nervosismo dá caca;
2. O examinador do Detran não é o Darth Vader e também não é Jason da Sexta-Feira 13, portanto, não precisa tremer, suar, ficar de garganta seca ou ter dor de cabeça relâmpago quando avistá-lo de pranchetinha na mão. O examinador do Detran é um cara comum que levantou cedo, pegou sua prancheta e foi para o local de prova ver:
- se o futuro motorista sabe dar seta em todas as situações no trânsito;
- se o futuro motorista vai saber ajustar os retrovisores para enxergar o que acontece atrás e do lado do seu carro;
- se o futuro motorista vai saber parar certinho e com segurança num cruzamento para evitar acidentes;
- se o futuro motorista conhece as placas e as leis de trânsito;
- se o futuro motorista sabe passar as marchas do carro direitinho;
- se o futuro motorista não vai cometer nenhum ato inseguro e colocar em risco a própria vida e a vida dos outros;
- se o futuro motorista vai fazer uma baliza certinho ou se vai subir na calçada e atropelar os pedestres com a traseira e se não vai bater no carro de trás.
3. Tem alguns examinadores do Detran que levam em conta o nervosismo do aluno, mas a maioria não enxerga cones ou pauzinhos da mesma forma que o instrutor ou aluno: onde tem pauzinho ele enxerga a lateral de um carro; onde tem cone atrás do carro ele enxerga outro carro; quando o aluno deixa de dar seta o examinador incorpora aquele motorista que está no trânsito e diz para o carona: “tá vendo? aquele motorista da frente não deu seta e podia ter provocado um acidente!”; o examinador do Detran vê você como um motorista e quer ter uma ideia de como você vai dirigir no trânsito de verdade. Então, veja a sua prova com os olhos do examinador e não com os seus;
4. No dia da prova apresente-se, apresente os documentos, assine o que tiver de assinar e não fique lá no meio do bolinho, no bololô assistindo a prova dos outros e se contaminando com os resultados negativos dos outros: cada um é cada um, ninguém treinou o mesmo que o outro; ninguém fica nervoso ou calmo que nem o outro; ninguém aproveita os treinos como o outro; pode ser que a pessoa faça 500 aulas, mas se não focou nas metas, se não se concentrou no que estava fazendo, se confiou mais no instrutor do que em si mesmo, claro que o aproveitamento vai ser diferente;
5. Antes de começar a sua prova afaste-se um pouco do bolinho de candidatos, pois se ficar no meio deles só vai coisas negativas: cada um dizendo o quanto está nervoso, quantas vezes reprovou, que conhece alguém que está em não sabe lá quantas tentativas e não passa…. PÁRA! Você já está nervoso que chega e ouvir esse tipo de coisa só vai te deixar uma pilha, minar a tua confiança e abalar a autoestima;
6. Faça um exercício de relaxamento: feche os olhos, puxe o ar bem lentamente e profundamente para dentro dos pulmões (cheira a flor) e expire bem devagar como se estivesse soprando uma vela. Faça isso algumas vezes porque quando ficamos ansiosos a respiração fica curta, descompassada, pesada, rápida e os músculos obedecem ficando duros, enrijecidos, tensos; você começa a sentir dor só de pensar em começar a prova;
7. Seja um dos primeiros: não fique se contaminando com os resultados dos outros. O outro é o outro, você é você. Entre no carro, foque no que estiver fazendo; lembre-se das dicas do instrutor, do que leu aqui no blog, lembre-se do que aprendeu nas aulas de teórica e do que precisa fazer. Uma coisa que funciona para alguns é conversar consigo mesmo durante a prova. Por exemplo: tenho que regular o banco do motorista porque o cara que sentou aqui antes era grandão e eu tenho as pernas curtinhas; tenho que regular o retrovisor de dentro e os de fora. se não precisar regular, pelo menos deixe o examinador ver que você teve essa preocupação;
8. Converse consigo mesmo sobre como colocar o cinto de segurança; diga para si mesmo: “vou dar seta e sinalizar todas as minhas intenções porque isso é a minha única forma segura de me comunicar com os outros motoristas no trânsito”; quando for passar num cruzamento pensa: “agora eu tenho que tomar cuidado, sinalizar, parar o carro direitinho, segurar ele, achar o ponto certo de embreagem, ver se é seguro sair com o carro, se não vem outro motorista, esperar o tempo que for preciso prá sair com segurança” e assim vai;
9. Porquê falar sozinho comigo mesmo nem que seja mentalmente? Porque você já está nervoso e precisa de uma voz amiga te orientando, dizendo que vai dar tudo certo, “ensinando” o que fazer e você é o seu melhor amigo, portanto, acolha-se emocionalmente a si mesmo, confie em si mesmo, ouça a voz de quem fez todo o processo de habilitação, de quem treinou, de quem nunca te abandonou mesmo quando os outros te desacreditavam: ou seja, você mesmo.