Uma das primeiras manobras que o examinador deve pedir no seu exame de direção é o controle de embreagem na subida, também chamada de parada regulamentar no morro.
Se o examinador do DETRAN te disser “pare o carro sem usar o freio”, ele estará te pedindo para executar o controle de embreagem na subida. Cuidado com essa pegadinha!
No exame de direção, lembre-se que há 3 jeitos diferentes do examinador chamar a mesma manobra:
- Controle de embreagem na subida
- Parada regulamentar no morro
- Parar o carro sem usar o freio
Para realizar o controle de embreagem na subida, siga os 3 passos abaixo.
PASSO 1
Acione a seta para direita e olhe os retrovisores para sinalizar que você vai encostar o veículo.
PASSO 2
Comece a aproximar o veículo da calçada. Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio.
Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.
PASSO 3
Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio.
Dicas para o exame de direção do Detran
Aqui estão 3 dicas importantes para quem está começando a treinar a manobra de controle de embreagem. 1. FIQUE ATENTO À ACELERAÇÃO DO CARRO
Um dos erros mais comuns de quem está começando as aulas práticas é deixar o carro morrer durante o controle de embreagem por falta de aceleração.
2. ACERTAR A ALTURA DO PÉ NA EMBREAGEM
- Se o carro estiver subindo (indo para frente), seu pé também deve ir para frente (afunde um pouco mais a embreagem).
- Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu pé também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).
3. APRENDA PRIMEIRO DO JEITO MAIS FÁCIL
Nos primeiros treinos:
- Depois de colocar a 1ª marcha, solte totalmente o pé da embreagem.
- Pise novamente no pedal, afundando devagar o pé, até encontrar o ponto da meia embreagem.
- Logo depois de colocar a 1ª marcha, já alivie o pé até a altura da meia embreagem e pare o carro sem usar o freio, só dosando a aceleração.
O controle de embreagem é uma manobra desenvolvida com muito treino. Repita muitas vezes até ficar bom nela.
Como fazer controle de embreagem na descida?
O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré engatada.
É uma das manobras mais fáceis. Você só tem que se lembrar de que na descida o controle de embreagem não vai dar certo com a 1ª marcha (pois o carro vai continuar descendo).
Para realizá-la com sucesso, no dia do seu exame prático siga o passo-a-passo a seguir.
PASSO 1
- Dê seta.
- Olhe pelos retrovisores.
- Encoste no meio-fio.
- Pare o veículo, acionando o freio e pisando fundo na embreagem.
PASSO 2
Com o veículo já imobilizado, mantenha os pés no freio e na embreagem para colocar a marcha à ré.
PASSO 3
Solte o pé da embreagem até a meia altura (ponto do controle de embreagem) e mantenha o pé nessa altura.
PASSO 4
Tire o pé do freio e pise no acelerador, acerte a aceleração do carro para que ela fique entre o 2 e 3 do conta-giros. Pronto, manobra em execução!
Mantenha o carro imobilizado com o controle de embreagem na descida, até o examinador pedir para você pisar no freio, ok?
PASSO 5
Depois de receber o comando do examinador:
- Leve o pé do acelerador para o freio.
- Pise na embreagem para engatar a 1ª marcha e sair com o veículo.
DICAS
No exame de direção, o examinador pode te pedir para fazer a manobra de controle de embreagem na subida de outras 3 jeitos diferentes:
- Controle de embreagem na subida.
- Parada regulamentar no morro.
- Parar o carro sem usar o freio.
PARA EXECUTAR O CONTROLE DE EMBREAGEM NA SUBIDA, SIGA ESTES 3 PASSOS
- Sinalize com seta e olhe os retrovisores para aproximar o carro do meio-fio.
- Durante a aproximação ao meio-fio, já coloque a 1ª marcha.
- Com o carro alinhado ao meio-fio, faça o controle de embreagem, mantendo o pé na meia embreagem e a aceleração entre o 2 e 3 do conta-giros.
PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
- Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer.
- Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
- Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.
- Pratique muito para fazer o controle de embreagem corretamente, sem precisar acionar o freio.
O CONTROLE DE EMBREAGEM NA DESCIDA É FEITO COM A MARCHA À RÉ
- Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
- Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
- Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.
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