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Controle de embreagem, como fazer ?

Uma das primeiras manobras que o examinador deve pedir no seu exame de direção é o controle de embreagem na subida, também chamada de parada regulamentar no morro.

Se o examinador do DETRAN te disser “pare o carro sem usar o freio”, ele estará te pedindo para executar o controle de embreagem na subida. Cuidado com essa pegadinha!

No exame de direção, lembre-se que há 3 jeitos diferentes do examinador chamar a mesma manobra:

  1. Controle de embreagem na subida
  2. Parada regulamentar no morro
  3. Parar o carro sem usar o freio

Para realizar o controle de embreagem na subida, siga os 3 passos abaixo.

  • PASSO 1

    Acione a seta para direita e olhe os retrovisores para sinalizar que você vai encostar o veículo.

  • PASSO 2

    Comece a aproximar o veículo da calçada. Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio.

    Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.

    Na manobra de controle de embreagem, o veículo precisa de força para parar somente com o ponto da meia-embreagem e a aceleração. Por isso, não se esqueça de colocar a 1ª marcha.

    PASSO 3

    Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio.

    Mantenha a aceleração entre 2 e 3 e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.

Dicas para o exame de direção do Detran

  • Aqui estão 3 dicas importantes para quem está começando a treinar a manobra de controle de embreagem.

     

    1. FIQUE ATENTO À ACELERAÇÃO DO CARRO

    Um dos erros mais comuns de quem está começando as aulas práticas é deixar o carro morrer durante o controle de embreagem por falta de aceleração.

    2. ACERTAR A ALTURA DO PÉ NA EMBREAGEM

    • Se o carro estiver subindo (indo para frente), seu pé também deve ir para frente (afunde um pouco mais a embreagem).
    • Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu pé também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).

    3. APRENDA PRIMEIRO DO JEITO MAIS FÁCIL

    Nos primeiros treinos:

    • Depois de colocar a 1ª marcha, solte totalmente o pé da embreagem.
    • Pise novamente no pedal, afundando devagar o pé, até encontrar o ponto da meia embreagem.
    • Logo depois de colocar a 1ª marcha, já alivie o pé até a altura da meia embreagem e pare o carro sem usar o freio, só dosando a aceleração.

    O controle de embreagem é uma manobra desenvolvida com muito treino. Repita muitas vezes até ficar bom nela.  

Como fazer controle de embreagem na descida?

  • O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré engatada.

    É uma das manobras mais fáceis. Você só tem que se lembrar de que na descida o controle de embreagem não vai dar certo com a 1ª marcha (pois o carro vai continuar descendo).

    Para realizá-la com sucesso, no dia do seu exame prático siga o passo-a-passo a seguir.

    PASSO 1

    • Dê seta.
    • Olhe pelos retrovisores.
    • Encoste no meio-fio.
    • Pare o veículo, acionando o freio e pisando fundo na embreagem.

    PASSO 2

    Com o veículo já imobilizado, mantenha os pés no freio e na embreagem para colocar a marcha à ré.

    PASSO 3

    Solte o pé da embreagem até a meia altura (ponto do controle de embreagem) e mantenha o pé nessa altura.

    PASSO 4

    Tire o pé do freio e pise no acelerador, acerte a aceleração do carro para que ela fique entre o 2 e 3 do conta-giros. Pronto, manobra em execução!

    Mantenha o carro imobilizado com o controle de embreagem na descida, até o examinador pedir para você pisar no freio, ok?

    PASSO 5

    Depois de receber o comando do examinador:

    • Leve o pé do acelerador para o freio.
    • Pise na embreagem para engatar a 1ª marcha e sair com o veículo.

DICAS

No exame de direção, o examinador pode te pedir para fazer a manobra de controle de embreagem na subida de outras 3 jeitos diferentes:

  • Controle de embreagem na subida.
  • Parada regulamentar no morro.
  • Parar o carro sem usar o freio.

PARA EXECUTAR O CONTROLE DE EMBREAGEM NA SUBIDA, SIGA ESTES 3 PASSOS

  1. Sinalize com seta e olhe os retrovisores para aproximar o carro do meio-fio.
  2. Durante a aproximação ao meio-fio, já coloque a 1ª marcha.
  3. Com o carro alinhado ao meio-fio, faça o controle de embreagem, mantendo o pé na meia embreagem e a aceleração entre o 2 e 3 do conta-giros.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS

  1. Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer.
  2. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
  3. Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.
  4. Pratique muito para fazer o controle de embreagem corretamente, sem precisar acionar o freio.

CONTROLE DE EMBREAGEM NA DESCIDA É FEITO COM A MARCHA À RÉ

  1. Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
  2. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
  3. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.

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