fbpx Skip to content

Mudança de categoria D e E

Sua CNH de ônibus ou carreta em Uberaba, com preço justo, pagamento facilitado e muito mais vantagens:

Muitos condutores têm diversas dúvidas sobre como mudar de categoria da Carteira Nacional de Habilitação. Estando habilitados em uma determinada categoria, e que desejam fazer inclusão, é necessário respeitar e cumprir alguns requisitos.

Primeiramente é essencial que a CNH esteja em dia, isto é, dentro da data de validade e com situação regular. Em hipótese alguma a CNH não deve estar cassada ou suspensa. E para cada categoria de habilitação há exigências específicas.

Em caso de mudança de categoria B para D, é indispensável estar habilitado mais de dois anos na categoria B (carros), ou no mínimo um ano na categoria C; Ter a partir de 21 anos de idade e não ter realizado infrações de natureza grave ou gravíssima, além de não possuir reincidência em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Mudança de categoria D

A adição de categoria D refere-se à permissão para condução de veículos motorizados utilizado para transporte de passageiros, cuja lotação exceda os oito lugares, excedendo o motorista. Dessa forma, a categoria D é uma extensão à categoria B, que permite o transporte apenas de até nove passageiros (contando o próprio condutor).

A categoria D é muito buscada por quem deseja trabalhar com transporte remunerado de passageiros. Motoristas de ônibus, por exemplo, são exigidos a posse da carteira de habilitação para categoria D. Dando-lhes o direito, sob informação na própria CNH, de que este exerce atividade remunerada sob posse da mesma.

Como adicionar a categoria D ?

Para o condutor que tem o intuito de realizar a adição da categoria D à CNH, deverá se dirigir a um CFC credenciado junto ao Detran do respectivo Estado para dar início ao processo. Diferentemente da categoria A, B e C, a categoria D envolve exigências diferentes.

Tais exigências envolvem:

  • Ter no mínimo 21 anos;
  • Portar a CNH de categoria B ou C por no mínimo dois anos;
  • Submissão à Avaliação Psicológica;
  • Informar durante exame se a necessidade é para transporte de bens ou pessoas de forma remunerada, para que a informação conste na carteira de habilitação;
  • Solicitar a permissão para as aulas práticas (totalizam 20h);
  • Realização da prova prática para adição de categoria D.

A grande dúvida diz respeito ao transporte escolar de passageiros. Para tal função, o condutor deverá realizar um curso referente ao transporte escolar. A adição da categoria D à CNH não promove o direito do condutor em transportar veículos escolares. Apenas o curso específico para tal promove a permissão do mesmo.

Portanto, a adição da Categoria D pode ser uma interessante ideia. A Rede Rezende está preparada para auxiliar em todo o processo, bem como no exercício do curso de transporte escolar para portadores da categoria D.

Vantagens e benefícios

Pagamento em até 12x com entrada facilitada.*

Cartão de crédito

Nota promissória

Cartão Rede Rezende

Boleto bancário

* Consulte condições na loja, sujeito a análise de crédito. Boleto bancário consultar opções de parcelamento.

orçamento

Solicite um orçamento
agora mesmo

Aproveite as vantagens e benefícios de escolher
ser Rezende.